O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.
Arthur Schopenhauer

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Artrose: Entenda mais essa patologia

È uma doença degenerativa que acomete as cartilagens das articulações, principalmente aquelas que levam a carga (peso) do corpo(quadris, jooelhos, tornozelos, coluna)
E o que é cartilagem? é um tecido duro e liso que fica nas extremidades ósseas dentro das articulções para que um osso deslize sobre o outro sem atrito.
Qual a diferença entre artrose e artrite?
Artrose  se carcteriza por destruir as partes duras das articulções, como cartilagem e ossos, e a artrite se carcteriza por destruir as partes moles, como capsulas articular, ligamentos e depois surgem as deformidades ósseas.
Como perceber que sofre de artrose?
Inicia com dificuldades nos movimentos das articulções,depois dor articular com sintomas , como inchaço articualr e calor local.
Como é feito o diagnóstico?
Pelo quadro doloroso que o paciente relata, exame fisico:palpação, aspecto externo das articulações, estalos articular e limitações das amplitudes nas articulações.
Quais as articulções mais acometidas?
São as que sofrem mais cargas, como: pés, tornozelos, joelhos, quadris e coluna e nas grande uso como mãos e coluna cervical.
Como é feito o tratamento?
Com anti-inflamatórios, em casos mais avançados: fisioterapia, hidroterapia,(práticas complementares como acupuntura) que pode diminuir o processo inflamatório e consequentemente a diminuição das dores.
Quais os cuidados que o paciente deve ter?
Perder peso se for obeso, não ganhar nem carregar peso, evitar subir e descer escadas ou ladeiras muitas vezes ao dia...
Em que casos o paciente precisa de cirurgia?
Os usos de próteses totais, principalmente nos quadris e joelhos, são indicados nos pacientes que não tiveram melhora com o tratamento conservador, nos que estão tomando altas doses de anti-inflamatórios e analgésicos por muito tempo, causando assim outras complicações e nos que mesmo em repouso referem dor intensa.
O paciente pode praticar atividade física?Qual é a mais indicada?
Podem, alongamento diário,caminhadas em terrenos planose regulares, prática de hidroginástica e de musculação de duas a três vezes por semana.Sempre com acompanhamento por profissionais da area da saúde.

(texto tirado do jornal Metropolitano Noticias da folha Saúde da Clinica Afrat)

Um comentário:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Oi, amiga!
Fiquei feliz com a sua visita no meu blog Sendo feliz na terceira idade.
Espero que estejas bem.
Minha mãe está fazendo fisioterapia e já está caminhando sem a bengala dentro de casa. Na rua, ela ainda a usa por segurança.
Venha sempre me visitar e quando puder, visite meus outros blogs. Será uma honra para mim.
Beijinhos!